Pão da Titá

Pão da Titá

Partilhar / Imprimir


Ingredientes

  1. 420g de farinha com fermento
  2. 80g de gérmen de trigo (também usei, em vez do gérmen de trigo, e na mesma quantidade, aveia ou farinha de trigo sarraceno ou farinha de centeio)
  3. 420ml de água tépida
  4. 1 colher de chá de sal fino
  5. 1/2 saqueta de fermipan (cerca de 5g)

Preparação

Numa taça coloque a farinha, o gérmen de trigo e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. (Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar cerca de uma hora.

Ao fim desse tempo ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro com tampa.

Entretanto polvilhe uma superfície com farinha e disponha a massa sobre ela. Polvilhe-a com um pouco mais de farinha (não se esqueça que a massa é mole e agarra-se com facilidade) e dobre a massa ao meio, voltando depois a polvilhar e a dobrar no sentido contrário. Tape novamente e deixe repousar mais cerca de 30 minutos.

Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha. Coloque dentro a massa e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra!)

Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada.

Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.


Receitas do bigchefe.com