Bolo de coco e limão

Bolo de coco e limão

Partilhar / Imprimir


Ingredientes

  1. 1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
  2. ½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
  3. 1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
  4. raspas da casca de 2 limões tahiti grandes
  5. 2 ovos grandes
  6. ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  7. 1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo com fermento*
  8. ½ xícara (120ml) de leite de coco
  9. ¼ xícara (60ml) de leite integral
  10. ¼ xícara (60ml) de suco de limão tahiti, uso dividido
  11. 1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
  12. ½ colher (sopa) de rum (opcional)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180° - você vai assar o bolo no centro do forno. Unte generosamente com manteiga uma forma redonda de 22cm de diâmetro e com 5cm de altura. Forre o fundo com um circulo de papel manteiga e unte o papel também.

Toste o coco em uma assadeira pequena, mexendo uma ou duas vezes, até que doure, cerca de 6 minutos ? fique atento, pois o coco pode queimar em questão de segundos. Deixe esfriar e mantenha o forno ligado.

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar cristal e as raspas de casca de limão até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha. Em uma tigelinha, misture a farinha e ½ xícara (50g) do coco tostado (reserve o restante para a cobertura). Em outra tigelinha, misture o leite de coco, o leite e 2 colheres (sopa) do suco de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha alternando com a mistura de leites, começando e terminando com os ingredientes secos. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 40-45 minutos (faça o teste do palito).

Retire do forno e deixe amornar sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, removendo o papel manteiga. Transfira para um prato.

Cobertura: em uma tigelinha, peneire o açúcar de confeiteiro. Junte as 2 colheres (sopa) restantes de suco de limão e o rum (se for usar) e misture. Despeje sobre o bolo e cubra com o coco tostado restante.

* em vez de farinha de trigo com fermento usei 1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo comum 1 ¾ colheres (chá) de fermento em pó ¼ colher (chá) de sal

Rend.: 8 porções


Receitas do bigchefe.com