Rosca de Natal Vaqueiro

Rosca de Natal Vaqueiro

Partilhar / Imprimir


Ingredientes

  1. 600 G DE FARINHA
  2. 100 G DE AÇÚCAR
  3. 1 COLHER DE CHÁ DE SAL
  4. 50 G DE FERMENTO DE PADEIRO
  5. 2,5 DL DE ÁGUA
  6. 50 G DE PASSAS SEM GRAINHA
  7. 100 G DE VAQUEIRO ESPECIAL PARA BOLOS
  8. 4 GEMAS
  9. 1 LIMÃO
  10. CRAVINHO EM PÓ
  11. 100 G DE FRUTAS CRISTALIZADAS PICADAS
  12. 50 G DE MIOLO DE NÓZ

Preparação

24 unidades:

Deite a farinha numa tigela larga e misture-a com o açúcar e o sal. Abra uma cavidade ao meio e deite aí o fermento esfarelado. Deite cerca de 1 dl de água morna sobre o fermento e desfaça-o com as pontas dos dedos de uma mão ao mesmo tempo que o vai misturando com um pouco de farinha. Deixe repousar em local quente durante cerca de 15 minutos.

Entretanto, ponha as passas de molho na restante água quente e junte a Vaqueiro Especial para Bolos cortada em pedaços pequenos. Junte esta mistura à farinha, passados os 15 minutos, e adicione as gemas, a raspa da casca de limão e uma pitada de cravinho em pó. Junte as frutas cristalizadas e as nozes grosseiramente picadas.

Amasse tudo energicamente até a massa estar macia e se começar a separar das paredes da tigela. Mude para uma superfície enfarinhada e continue a amassar. Se for necessário adicione um pouco mais de farinha, mas a massa deve ficar bem macia. Molde em bola, volte a colocar na tigela e cubra com um pano. Deixe repousar cerca de 50 minutos em local aquecido.

Divida a massa em 3. Molde em rolos com cerca de 3 cm de secção. Entrance os rolos e una as extremidades.

Coloque a rosca sobre um tabuleiro de forno untado com Vaqueiro, tape e deixe levedar durante mais 30 minutos.

Entretanto ligue o forno e regule-o para os 180 °C.

Pincele a superfície da rosca com leite e leve ao forno durante 40 minutos. Dez minutos antes de terminar o tempo, volte a pincelar com leite e polvilhe com açúcar.


Receitas do bigchefe.com