Para a massa, pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque papel vegetal enfarinhado em 2 tabuleiros de forno e reserve.
Leve ao lume a água, a manteiga e o açúcar até ferver. Junte a farinha de uma vez só e mexa vigorosamente, até esta descolar das paredes do tacho. Desligue o lume e deixe arrefecer.
Junte os ovos, um a um, incorporando bem cada um antes de juntar o anterior.
Coloque a massa choux num saco de pasteleiro com boquilha redonda e faça pequenas tiras (de cerca de 4 cm), espaçadas entre si pelo dobro da espessura.
Salpique ligeiramente com água e coloque-os imediatamente no forno, durante 25 a 30 minutos.
Desligue o forno quando estiverem cozidos e dourados e deixe descansar por 5 minutos ainda dentro do forno. Retire e deixe arrefecer completamente.
Entretanto prepare o creme pasteleiro.
Leve ao lume o leite, as natas e a vagem da baunilha aberta e com as sementes raspadas, até levantar fervura.
Numa tigela à parte, tenha batido o açúcar com as gemas e a farinha.
Quando o leite ferver, retire a vagem de baunilha e junte lentamente à mistura das gemas para estas não cozinharem imediatamente e ficarem com grumos. Adicione pouco a pouco o leite e mexa bem para envolver.
Quando tiver adicionado todo o leite às gemas, leve o preparado ao lume até engrossar. Deixe arrefecer e coloque num saco de pasteleiro com boquilha estreita.
Prepare por fim a ganache. Leve ao lume as natas com o xarope de glucose e deixe levantar fervura.
Deite por cima do chocolate partido em pedaços pequenos e deixe repousar por 1 minutos. Envolva tudo muito bem com uma vara de arames para o chocolate se dissolver.
Entretanto faça um pequeno furo, com a ajuda de uma faca, na extremidade de cada éclair. Coloque o bico do saco de pasteleiro com creme no furo do éclair e recheie cada um com o creme.
Passe o topo do éclair pela ganache de chocolate, deixando escorrer o excedente e coloque numa rede para secar.
Receitas do bigchefe.com