1- Colocar num tacho 1 pouco de azeite, o dente alho cortado em 4 partes, 1 pouco de cebola picada, o caldo knorr e a linguiça cortada aos bocadinhos.
2- Deixar refogar, mexendo de vez em quando até alourar, acrescentar a água (4,5dl), logo de seguida passar a varinha mágica, de maneira que a linguiça fique bem desfeita.
3- Adicionar o sal q.b; a cerveja, a polpa de tomate, o piri-piri, o whisky, o vinho do Porto, a mostarda, mexer bem até ficar tudo evolvido.
4- Envolva num recipiente á parte ¼ de farinha em 0,5 l de água.
5- Assim que o preparado no tacho levantar fervura, adicione a farinha já desfeita na água e com a varinha mágica envolva muito bem ao preparado no tacho.
6- Vá mexendo com a colher de pau de vez enquanto, assim que levantar fervura desligar o lume. Depois de confeccionado o molho, se vir que este ficou bastante grosso pode acrescentar água para ficar mais líquido.
Pode também acontecer de o molho ficar muito líquido, neste caso desfaça um pouco mais de farinha em água (a olho) e acrescente no molho.
De qualquer uma das formas vai ter de deixar levantar fervura de novo o molho. Se depois de regar a francesinha com o molho e no final sobrar, pode congelar o restante molho.
Receitas do bigchefe.com