Cortar a carne aos quadrados e deitar o sal.No dia seguinte fazer a marinada com o vinagre, alho, louro, pimenta e as ervas.Deitar a carne e deixar marinar durante pelo menos três dias, numa púcara de barro.Vai a fritar com a própria marinada que depois vai a acompanhar o pão que é frito na gordura da cozedura, batata doce assada, milho frito e rodelas de laranja.Também serve de acompanhanteCarne de Vinho e Alhos à Moda Antiga (Caniço)A carne de porco é posta em vinho, vinagre (metade de cada), alho, sal, louro e pimenta, pelo menos durante 3 dias.A carne sem o molho, é colocada no tacho e vai a esturgir (fritar).
Mexer sempre para não pregar no fundo.
Quando tiver bem lourinha retirar do tacho para uma travessa.
Quanto tem muita carne gorda e faz muita "banha" retirar um pouco desta banha para uma taça que depois de dura é boa para barrar o pão ou para pôr nas sopas.Depois de retirar a gordura que se vê em excesso, deita-se um pouco de água para cozer os legumes.
Muita cebola, muita cenoura e muito nabo, tudo cortado às rodelas.
Quando a cenoura e o nabo estiverem quase cozidos, voltar a colocar a carne no tacho, sobre os legumes, para que a carne acabe de cozer.
Prova-se a ver se está bom de sal e corrige-se o sabor, se necessário.
Depois deita-se água já quente, e quanto baste para molhar as fatias de pão que se pretendem servir de acordo com o número de pessoas.
O pão é molhado dum lado e doutro e posto numa travessa.
Se ficar molho escorre-se ou molha-se mais pão, de modo a não ficar molho.
Volta-se a colocar todas as fatias de pão na panela sobre a carne e os legumes e deixa-se em lume brando mais 5/10 minutos.Serve-se quente...