Limpam-se as carnes, o chispe, o chouriço e o bacon, lavam-se e colocam-se numa panela com água e com uma mão cheia de sal, deixa-se cozer em lume brando cerca de 1 hora.
Enquanto cozem, parte-se o lombardo em quartos e tiram-se duas folhas maiores onde se vai colocar a farinheira depois de bem picada com um alfinete para não rebentar (a farinheira é a última coisa a entrar na panela, coze no cimo do caldo), descascam-se as batatas a cebola e as cenouras que são partidas ao alto tirando-se-lhes o talo do meio, lava-se tudo e aguarda-se.
Agora verifica-se se a carne de vaca já está cozida, espetando-a com um garfo. Então coloca-se tudo numa travessa e no caldo que ficou na panela colocam-se a hortaliça e tudo o resto, as ervilhas e a farinheira. Veja se o caldo cobre a hortaliça senão acrescente com um pouco de água.
Deixa-se ferver um pouco e com uma concha tira-se caldo para um pequeno tacho para fazer arroz.Deixa-se cozer mais meia hora. Enquanto isso, parte-se a carne, o chouriço, o chispe e ajeita-se tudo numa travessa tapando com uma tampa para que não arrefeça.
Depois da hortaliça cozida, tira-se tudo para outra travessa e a farinheira é partida às rodelas como se fez ao chouriço e vai para a travessa das carnes. O arroz é servido no tacho. Sugestões: o caldo pode ser aproveitado para fazer sopa: prova-se de sal e coloca-se uma mão cheia de massa (cotovelos médios).
Se sobrar cozido aqueça da seguinte forma: coloque as carnes numa travessa ou frigideira em cima da boca da panela, aquece com o vapor, tapando claro.
Receitas do bigchefe.com