Preparação
Cortar o bacalhau em tacos de, mais ou menos, 150 gramas cada um, colocando-os num pouco de leite com o gengibre ralado fresco e sem casca, uma folha de louro e um dente de alho socado.
Deixar repousar no frio durante cerca de 3 a 4 horas.
Pelar os tomates em água quente e retirar todas as sementes do seu interior.
Picar as cebolas finamente e 4 dentes de alho seco.
Picar a salsa fresca.
Colocar um tacho pequeno ao lume com azeite e refogar aí, primeiro, o alho levemente, juntar a cebola bem picada e adicionar, também, o tomate já bem picado.
Deixar ferver e adicionar o vinho branco aos poucos.
Ao fim de 30 minutos retirar do lume e adicionar a salsa picada.
Deixar arrefecer um pouco e passar rapidamente com a varinha mágica e depois por um passador de rede.
Reservar.
Descascar as batatas e laminá-las muito finas.
Passar por água para retirar algum amido e dentro de um tabuleiro untado previamente com manteiga, colocar a batata sequencialmente em camadas com a chouriça de Bragança laminada muito fina e as natas já batidas com 3 ovos inteiros, sal grosso a tempero, noz moscada a gosto, um dente de alho picado finamente e a pimenta branca em grão moída na hora e a gosto.
Após a montagem feita, acamar bem com as mãos e levar ao forno a 160ºC cerca de 50 minutos.
Retirar do forno e reservar de lado.
Com um ovo inicia-se a preparação de uma maionese normal feita com azeite, o restante alho picado finamente, o vinagre caseiro de vinho branco, um pouco de cebola bem picada, temperando com sal refinado a gosto.
Reserva-se.
Lava-se um pequeno pé de tomilho, limão fresco para o enfeite final do prato.
Montagem do prato Com uma forma cilíndrica de 8 cm corta-se a batata de dentro do tabuleiro e com uma espátula retira-se para o exterior.
Se não estiver bem quente a rodela cortada, levar novamente ao forno apenas para aquecer.
Com o molho de tomate bem quente, colocar uma pequena concha no centro do prato.
De seguida colocar a batata cilíndrica de 8 cm de diâmetro por cerca de 5 cm de altura no centro do prato e em cima do molho de tomate.
Com uma chapa de grelhados lisa já ligada a uma temperatura obrigatória de cerca de 70ºC, marcar os tacos de bacalhau de todos os lados e colocar o taco de bacalhau sobre o cilindro de batata.
Para finalizar o prato, com duas colheres de sobremesa fazer um pequeno bolinho de maionese de alho já pronta e colocar sobre o taco de bacalhau.
Levar ao forno morno e desligar o prato para que a maionese derreta ligeiramente sobre o taco de bacalhau e para que o prato saia quentinho.
Colocar a erva aromática, tomilho, limão, apenas por cima da maionese à saída a enfeitar.
Regar com um fiozinho de azeite sobre o tomate e uns sopre de amor e carinho.