Farinha de trigo ou fécula de milho: 2 colheres de sopa
Manteiga: 1 colher de chá
Rum: 2 colheres de chá
Decor
Preparação
Pré-aqueça o forno a 220º C.
Numa mesa polvilhada de farinha, estenda a massa folhada com um rolo da massa de modo a deixá-la fina para preparar os quadrados para as tarteletes.
Corte quadrados de 10 centímetros, dobre a formar um triângulo; faça uma incisão de 1 centímetro sobre o ângulo recto sem que este chegue aos outros 2 ângulos; abra o triângulo.
Cruze as tiras que resultaram desta incisão; pique bastante o fundo das tarteletes com um garfo e humedeça as margens com água, fazendo com que a borda se pegue ao fundo; ponha sobre uma forma de ir ao forno e pincele com ovo.
Leve ao forno durante 20 minutos até que fiquem douradas; retire e deixe arrefecer.
Creme de pasteleiro: Aqueça o leite com o extracto de baunilha.
Bata as gemas com o açúcar em ponto de cordão; junte a farinha; junte, pouco a pouco, o leite quente e ponha em lume brando até que engrosse, mexendo com o batedor de varas; reserve e ponha por cima um bocadinho de manteiga; deixe arrefecer e junte o rum.
Decoração: As tarteletes são recheadas com este denso creme de pasteleiro; depois decoram-se com o ananás cortado ao meio e com ½ cereja de cada lado; pincelam-se com a geleia de framboesa morna.
Uma vez recheados, sirva de seguida porque a massa folhada tende a humedecer.