Beringelas recheadas pingo doce

Beringelas recheadas pingo doce

Partilhar / Imprimir


Ingredientes

  1. 2 beringelas médias (± 300 g)
  2. 80g soja granulada fina
  3. 80g cebola picada
  4. 2 c. de sopa azeite virgem extra
  5. 100g cenoura ralada
  6. 1 courgette pequena
  7. q.b. sal
  8. 1 c. de chá óregãos
  9. 1 c. de café cominhos em pó
  10. 250g arroz basmati ou thai
  11. ½ embalagem molho bechamel
  12. 50g queijo mozzarella ralado em fios

Preparação

Lave as beringelas, corte-as ao meio a todo o comprimento e escave parte da polpa do interior com cuidado para não as rasgar.

Salpique e o interior e a polpa retirada com sal e deixe tudo a escorrer dentro de um passador. Cubra a soja granulada com água morna e deixe hidratar. Aloure a cebola picada no azeite quente, junte a cenoura ralada e a courgette cortada em cubos pequenos e deixe cozinhar sobre lume brando.

Entretanto passe beringela por água corrente e escorra muito bem. Adicione a polpa picada da beringela aos legumes, junte a soja bem espremida, tempere com uma pitada de sal, os orégãos e os cominhos. Misture bem, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos sobre lume brando.

Coza também o arroz em água a ferver temperada com 1 colher de sopa de sal. Ao mesmo tempo coloque as cascas de beringela escavadas num tabuleiro untado com azeite e leve ao forno regulado para os 180ºC.

Envolva o cozinhado de soja e legumes com o molho bechamel.

Recheie as meias beringelas (escorra todo o líquido que se tiver formado no seu interior). Salpique a superfície com queijo o mozzarella ralado e leve de novo ao forno até o queijo gratinar.

Finalização:

Sirva as beringelas com o arroz bem escorrido.


Receitas do bigchefe.com