Corta-se os pimentões ao meio e tira-se as sementes. Prova-se um pedacinho para ter certeza de que não são picantes. Em seguida, corta-se os pimentões em tiras ou pedaços grandes.
Coloca-se os tomates maduros durante alguns instantes em água quente e logo depois na água fria, para lhes tirar a pele. Tira-se as sementes aos tomates, cortando-os às fatias. Lava-se, descasca-se e corta-se a batata em pedaços. Refoga-se a cebola no óleo, junta-se os pimentões e, após 5 minutos, os tomates.
Tempera-se com sal e tapa-se a panela, deixando cozinhar em fogo brando. Vinte minutos depois junta-se a batata e deixa-se no fogo mais 25 minutos.
Se o molho ficar muito seco, junta-se de quando em quando um pouco de água quente. A batata, ao longo da cozedura, desfaz-se, tornando o molho mais espesso. Quanto mais tempo cozinhar, mas saboroso ficará o ensopado de pimentão, muito indicado para acompanhar qualquer tipo de carne cozida.
Se sobrar, conserva-se muito bem até ao dia seguinte, desde que seja guardado no frigorífico, em recipiente hermeticamente fechado.
Aquece-se no momento de servir, juntando um pouco de água quente.
Receitas do bigchefe.com