Para fazer o caldo:
Colocar numa panela um litro de água e deixar ferver, de seguida juntar o caldo vegetal (cubo) e temperar com uma pitada de curcuma para ajudar à cor, uma colher de café do mix das cinco pimentas e uma pitada de sal. Deixar ferver dois minutos e reservar na panela tapada e sem estar ao lume.
Para fazer o risoto:
Noutra panela colocar uma colher de sopa de margarina líquida, derreter ligeiramente (tendo em conta que é líquida o processo é bem mais rápido e na minha opinião fica mais cremoso).
Colocar a chalota, o alho e deixar alourar um pouco. Juntar a abóbora cortada em pequenos cubos e deixar absorver o sabor da manteiga.
Deitar, então, uma concha do caldo anteriormente preparado, mexendo um pouco. Deixar evaporar a água e só depois colocar a seguinte concha de caldo (para a abóbora cozer, colocar três conchas de caldo). Na terceira concha, deixar evaporar novamente e com ajuda de um garfo esmagar a abóbora o máximo que conseguir. De seguida introduzir o arroz.
Mais uma vez deixar o arroz absorver o sabor da abóbora por dois minutos e reduzir com um pouco de Licor Beirão (pode usar vinho).
De seguida continuar o processo do risoto: caldo, mexer, caldo, mexer até ficar bem cremoso e cozido.
Para ajudar à cremosidade, depois de desligado, colocar a segunda colher de sopa de margarina líquida. Logo de seguida, ralar o queijo (em alternativa ao Manchego, pode usar o queijo Parmesão).
Receitas do bigchefe.com