Para o esparregado: Numa panela com água temperada de sal, leve os brócolos a cozer. Depois, numa caçarola, coloque um fio de azeite e os alhos esmagados e deixe-os alourar um pouco. Acrescente os brócolos anteriormente esmagados com um garfo. Junte um pouco de margarina, leite e farinha e deixe ao lume fraco durante uns minutos. Antes de servir salpique com umas gotas de vinagre e envolva.
Lave bem as lulas. Depois em cima de uma tábua coloque as lulas uma a uma, e comece por puxar os tentáculos de forma a separar do corpo da lula. Retire o caroço rijo que tem no meio dos tentáculos (a boca), e também os olhos. Depois, faça um golpe ao longo do saco da lula, retire um saco e as entranhas, e também uma "pena" transparente plástica. Depois faça uns golpes leves e cruzados, mas com cuidado para não cortar de um lado ao outro.
Para as lulas: Numa frigideira coloque óleo de girassol, e coloque um pedaço pequeno de batata descascada. Quando a batata estiver dourada, a flutuar e frita, o óleo está bom para fritar as lulas. Passe-as por farinha, e sacuda o excesso antes de colocar a fritar. Quando estiver dourada retire-a e escorra em papel de cozinha. Repita até acabar as lulas (não coloque muitas a fritar ao mesmo tempo). Tempere generosamente com sal, corte na diagonal e sirva com a maionese (esta, bem envolvida com um pouco da raspa do limão e umas gotas do sumo. Cuidado para não ficar exageradamente ácido).
Receitas do bigchefe.com