Ferva a cidra num tacho de ferro fundido de 25 cm a lume forte. Reduza o lume para médio; cozinhe durante 10 minutos ou até reduzir para metade.
Adicione o açúcar e mexa; cozinhe durante 5 minutos ou até o caramelo começar a ficar acastanhado. Adicione manteiga e melaço até ficar bemmisturado. Coloque as maçãs cuidadosamente, com o lado cortado para cima, no caramelo. Cozinhe durante 3 a 5 minutos. Remova do lume. Polvilhe comsálvia.
Coloque massa folhada por cima das maças, acondicionando-as cuidadosamente dos lados.Coza num forno pré-aquecido a 200°C durante 20 a 25 minutos ou até a massa folhada ficar dourada. Arrefeça durante 5 minutos.Para as folhas fritas de Sálvia, aqueça o óleo num pequeno tacho em lume médio-alto. Frite 4 a 6 folhas de cada vez, durante 3 segundos ou até ficarestaladiço. Seque em folhas de papel absorvente.
Passe uma pequena faca em torno do rebordo interior do tacho. Coloque uma travessa sobre o tacho. Usando pegas, vire rapidamente o tacho e a travessa.Remova a travessa. As maçãs devem estar na parte de cima e a massa folhada deve formar uma crosta. Arrefeça à temperatura ambiente.
Guarneça com folhas estaladiças de sálvia e chantilly.
Receitas do bigchefe.com