Receita de massa básica.
Pré-aqueça o forno a 190 ºC (gás, termóstato 5). Estenda a massa e forre uma forma com 24 cm de diâmetro. Pressione as bordas decorativamente e deixe arrefecer no frigorífico.
Coloque as fatias de maçã numa tigela grande com a farinha. Agite para cobrir uniformemente e ponha de lado. Misture o açúcar granulado com a água, numa caçarola média de fundo pesado. Mexa em lume brando até o açúcar se ter dissolvido. Pare de mexer e deixe a mistura levantar fervura.
Terá de ferver durante 10 minutos, enquanto vai agitando ocasionalmente o líquido em volta da caçarola.
Quando a mistura atingir uma cor âmbar escuro, retire do lume. Deixe arrefecer durante uns minutos, e depois adicione 3 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de água.
Agite para derreter a manteiga e misturar. Leve novamente ao lume e mexa até estar cremoso.
Verta o caramelo sobre as maçãs e agite para cobrir uniformemente. Reserve durante 10 minutos, enquanto as maçãs libertam os seus sucos. Para preparar a cobertura, misture a farinha, o açúcar mascavado, a canela, a noz-moscada e o sal numa tigela média. Com os dedos, incorpore as restantes 6 colheres de sopa de manteiga na mistura de farinha, até se formarem grumos grandes. Para confecionar a tarte, retire a base do frigorífico.
Coloque a mistura de caramelo e maçã na base.
Polvilhe o crumble sobre as maçãs. Leve ao forno durante 1 hora, ou até as maçãs estarem moles e a cobertura de crumble dourada. Coloque numa grelha de cozinha e deixe arrefecer.
Receitas do bigchefe.com